Estado e território: Política paternalista em uma comunidade industrial argentina na segunda metade do século XX
DOI:
https://doi.org/10.4067/S0250-71612018000100261Palavras-chave:
industrializaí§í£o, desenvolvimento regional e local, mercado de trabalhoResumo
Ao longo do século de XX os Estados latino-americanos intervieram nos seus espaí§os territoriais de modos dissimilares. Neste artigo nos concentramos na república Argentina e nos perguntamos sobre a posií§í£o que teve o Estado nacional, no caráter de empresário, como configurador de territórios nos últimos cinquenta anos do século de XX. Em particular nos interessa recuperar e analisar o papel do Estado como criador e gerenciador de empresas públicas radicadas em espaí§os locais concretos. Para tanto apresentamos um estudo das empresas estatais Yacimientos Petrolíferos Fiscales (YPF) e Astillero Río Santiago (ARS) e estudamos a configuraí§í£o material e simbólica da localidade de Ensenada (Província de Buenos Aires). A partir do uso de uma metodologia qualitativa, sí£o analisadas as estratégias de intervení§í£o das companhias mencionadas no marco do paradigma da administraí§í£o paternalista da forí§a de trabalho, a qual teve manifestaí§íµes específicas tanto sobre os trabalhadores destas empresas como sobre a comunidade e o território local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista EURE - Revista de Estudios Urbano Regionales

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Al momento de aceptar la publicación de sus artículos, los autores deberán formalizar la cesión de derechos de autor a EURE, según las condiciones establecidas por la Revista.
Ésta establece que el autor autoriza a EURE de manera gratuita, exclusiva e ilimitada a reproducir, editar, publicar, distribuir, publicitar, comercializar y traducir el artículo, a cualquier soporte conocido o por conocer y desarrollar.
Del mismo modo, los autores aseguran que el artículo propuesto es original, no publicado y no propuesto para tal fin a otro medio de difusión.